segunda-feira, 28 de novembro de 2011

...ontem estive plena repleta de aspirações... não pensar, nao olhar pra traz!? mas e quando as boas coisas estão no passado?! nao olhar pra traz significa esquecer... por traz de grandes pessoas existem grandes desilusões, dores e decepções mas também fortes laços, grandes amores e alegrias, todas essas percepções  nos ajudam a seguir em frente...mas hoje me senti sem   sentir, doeu mais do que quando eu sentia.  



sexta-feira, 25 de novembro de 2011

... preciso disfarçar que não paro mais de rir, mas aí olho pra você e você também está sempre rindo. Se isso não for o motivo para a gente nascer, já não entendo mais nada desse mundo. E eu tento, ainda refém de algumas células rodriguianas que vez ou outra me invadem. Mas você me deu preguiça da velha tática de fuga, você me fez dormir um cd inteiro na rede e quando eu acordei o mundo inteiro estava azul. Engraçado como eu não sei dizer o que eu quero fazer porque nada me parece mais divertido do que simplesmente estar fazendo. Ainda que a gente não esteja fazendo nada. Eu, que sempre quis desfilar com a minha alegria para provar ao mundo que eu era feliz, só quero me esconder de tudo ao seu lado. Estrangulei minhas esperas, eu arregacei as minhas mangas, estou espremendo a água escura do meu coração e ele está se enchendo de ar limpo, como uma esponja. Uma esponja rosa porque você me transformou numa menina cor-de-rosa. Você me transformou no eufemismo de mim mesma, me fez sentir a menina com uma flor de um poema, suavizou meu soco, amoleceu minha marcha e transformou minha dureza em dança. Você ... você... você, que diz o que quer e que me quer .Você diz que me quer com todas as minhas vírgulas, eu te quero como meu ponto final.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

É tanta coisa junta! estresse, tensões, coisas mal resolvidas...tem também as indesejadas e mesmo assim, acontecidas, histórias mal contadas, finais sem seus devidos fins... dificuldades para nós dois, mas agora sinto sonhos esperando a gente realizar juntos, algumas palavras, "tantas palavras, meias-palavras,"... Fica a cada dia mais difícil não querer seu par de pés junto aos meus na cama, num final de tarde, num desses momentos silenciosos de domingo, pra vida ficar mais fácil. Mas se é amor, paixão, querer ou não, é questão de coração... penso em como a gente tem dado certo, penso em como poderia ter sido sem nós dois, sem você pra mim, sem eu pra você, é quase impossível pensar nisso sem desesperar. Dias vazios ou cheios, chuvosos ou ensolarados, tristes ou felizes... só nós dois, penso em como você faz surgir novas cores no meu rosto, em como você traz jardins  de vida  no  meu peito. Fico a imaginar se alguma vez fui capaz de te dar o mesmo que você deu a mim, um arrepio, pelo menos, uma música, ou tantas, um sorriso ao lembrar alguma coisa minha, quem sabe?! Aquela saudadezinha insistente, só pra alimentar esse nosso sentimento mesmo que de longe, fico louca só de pensar como seria sem você por perto. Amar é querer pelo avesso, ser tua sem pestanejar, doando e doendo de amor. Que bom que nos encontramos!

sábado, 5 de novembro de 2011


...eu costumo pensar que o melhor da vida se faz a partir de excessos. Excesso de coragem, de medo, de amor, de paixão, de felicidade, de desejo e até mesmo de loucura. Ligar desesperadamente para uma pessoa sem saber direito o que dizer, nem se quer dizer... Planejar durante horas tudo o que falar, e na hora, a conversa tomar um rumo totalmente oposto à suas idéias. Acordar às 4h da madrugada para pensar na vida, mesmo que o sono lhe queira fechar os olhos. Chorar com gosto, mas com gosto mesmo, até a cabeça doer. Dormir e esquecer quem foi você no dia anterior, porque acordar é nascer de novo. A vida, vez ou outra, demonstra seu excesso de cor, nós, uma vez ou outra, praticamos nossa arte de colorir. Mudamos o mundo, trocamos as coisas de lugar, invertemos as situações, pintamos um céu cor-de-rosa e um mar amarelo, fazemos nascer margaridas no impossível e o impossível na simplicidade. Tornamos 24 horas um mar de possibilidades ou um mero dia, só depende de nós...Tudo está num gesto imprevisível, que a vida permaneça com essa virtude... ser excessivamente deslumbrante!
Não tenho mais os olhos de menina nem corpo adolescente, e a pele translúcida há muito se manchou. Há rugas onde havia sedas, sou uma estrutura agrandada pelos anos e o peso dos fardos bons ou ruins. Carreguei muitos com gosto e alguns com rebeldia. O que te posso dar é mais que tudo o que perdi... dou-te os meus ganhos, a maturidade que consegue rir quando em outros tempos choraria, busca te agradar quando antigamente quereria apenas ser amada. Posso dar-te muito mais do que beleza e juventude agora, esses dourados anos me ensinaram a amar melhor, com mais paciência e não menos ardor, a entender-te se precisas, a aguardar-te quando vais, a dar-te regaço de amante e colo de amiga, e sobretudo força - que vem do aprendizado. Isso posso te dar...um mar antigo e confiável, cujas marés mesmo se fogem retornam, cujas correntes ocultas não levam destroços, mas o sonho interminável das sereias.

Lya Luft
o que pensar das facetas do teu ser, e principalmente a dosagem de ser...acredito que deve ser assim, buscamos no outro o que verdadeiramente somos, pq é no outro que nos projetamos e nos encontramos. Ando com saudades de viver...nossa história é meio do avesso, a gente vive se perdendo e se achando, sou desassossegada e ao mesmo tempo serena e é sempre só você, que acalma a minha pressa ou a minha lentidão de ser... me entende, do início ao fim.
...me pergunto pq as vezes uma única frase dita, nos faz mergulhar de volta num mar de recordações felizes e outras tão doídas...então é como sentir o frio de se estar desnuda e perceber que ainda continuamos adoecidos, não do corpo... e sim o coração, os sentimentos, os pensamentos mais íntimos, e o temor e a dor de não poder controlar a partida, separação, viagem...seja lá o termo que queira se dar, o resultado é sempre a triste angústia de se voltar a caminhar só.
...quando tudo parece perdido, eu suspiro e digo, quero você... e você responde... eu quero você e tudo volta a ser colorido, mas sabemos que o cinza volta, que ele é companheiro fiel dos dias...mas quando ele insistir em permanecer por muito tempo, podemos vender uns discos e comprar tinta guache...daí pintamos as paredes de laranja, e assim, vai estar sempre amanhecendo, colamos umas estrelas no teto pra quando quisermos que todo dia seja noite e faremos um sol com carinha feliz, igual nos desenhos animados.. assim poderemos passar pela amargura de forma doce e sublime, se a gente tiver a gente...todo o resto é supérfluo, provamos que podemos tudo, quando provamos que podemos ser tão um, sendo tão dois...tão meu, tão sua.

ele Jorge sentou praça na cavalaria e eu estou em paz ou pelo menos estava, porque eu também sou da sua companhia. Eu estou vestida com as roupas e as armas de jorge. Ainda na minha infância, ele prometeu e garantiu que...Armas de fogo...o meu corpo não alcançariam; Facas e espadas se quebrariam...sem o meu corpo tocar; Cordas e correntes arrebentariam...sem o meu corpo amarrar, mas não blindou meu coração, deixou desprotegido e desamparado...mas se ele é um mar de esperança, vai que traz a bonança pro meu coração.

...uma ação seguida de uma reação, nos faz refletir muitas vezes sobre o que e quem somos?...não é fácil mas, vamos lá...Eu sou os livros que leio, os lugares que conheço, as pessoas que amo. Eu sou as orações que faço, as cartas que recebo, os sonhos que tenho. Eu sou as decepções por que passei, as pessoas que perdi, as dificuldades que superei. Eu sou as coisas que descobri, as lições que aprendi, os amigos que encontrei. Eu sou os pedaços de mim que levaram, os pedaços de alguns que ficaram, as memórias que trago. Eu sou as cores que gosto, os perfumes que uso, as músicas que ouço. Eu sou os beijos que dei, sou aquilo que deixei e aquilo que escolhi. Eu sou cada sorriso que abri, cada lágrima que caiu, cada vez que menti. Eu sou cada um dos meus erros, cada perdão que não soube dar, cada palavra que calei. Eu sou cada conquista alcançada, cada emoção controlada, cada laço que criei. Eu sou cada promessa cumprida, cada calúnia sofrida, a indiferença que se formou. Eu sou os abraços que dei, a mão que muitas outras se estendeu, a boca que não se calou. Eu sou as lembranças que tenho, os objetivos que traço, as mudanças que sofrerei. Eu sou a infância que tive, sou a fé que carrego e o destino que desejo reinventar.
E de novo então me vens, e me chegas e me invades e me tomas e me pedes e me perdes e te derramas sobre mim com teus olhos sempre fugitivos e abres a boca para libertar novas histórias e outra vez me completo assim, sem urgências, e me concentro inteira nas coisas que me contas, e assim calada, e assim submissa, te mastigo dentro de mim enquanto me apunhalas com lenta delicadeza deixando claro em cada promessa que jamais será cumprida, que nada devo esperar além dessa máscara colorida, que me queres assim porque é assim que és e unicamente assim é que me queres e nos usamos honestamente assim, eu digerindo faminta o que teu corpo rejeita e passo a passo afundo nesse charco que não sei se é o grande conhecimento de nós ou o imenso engano de ti e de mim.

Quando se foram também os médicos e suas
máquinas inúteis, ficamos sós: a Morte (ou foi Deus?)
o meu amado e eu...Enterrei o rosto na curva do seu ombro
como sempre fazia,disse as palavras de amor que
costumávamos trocar.
O silêncio dele era absoluto: seu coração emudecido
e o meu, varados por essa dourada foice.
Por onde vou deixo o rastro de um sangue denso
e triste que não estancará jamais.
lya luft
Muitos de nós seres humanos alegam desejar a transformação mas, quando surge a oportunidade de realizá-la, o medo e a insegurança acabam predominando. É compreensível, pois transformar-se significa desconstruir as bases em que nosso ego e nossa personalidade se assentaram, para poder atuar no mundo e, ainda que estas bases sejam falsas, e não nos permitam expressar nosso ser real, nos acostumamos tanto a elas, que acabaram por se tornar uma espécie de capa protetora, atrás da qual nos escondemos e onde nos sentimos confortáveis.
Mas, o que fazer se, apesar disso, a angústia e o sofrimento estão presentes? Buscar a transformação exigirá de nós não apenas vontade, mas, determinação e coragem contudo, muitos serão os truques apresentados pela mente para que fujamos da busca pela libertação, as ilusões a que nos apegaremos e que serão usadas como desculpa para fugirmos da caminhada ao encontro de nossa essência, serão inúmeras, o medo assumirá a forma de compromissos inadiáveis, culpas, descrenças. Mas, aquele que se mantiver firme no desejo de vencer a si mesmo, certamente alcançará o objetivo. A jornada não é tranqüila, e surgirão momentos em que a vontade de desistir e voltar à zona de conforto vai predominar, nestas ocasiões, precisamos nos lembrar que o alcance da paz interior só é possível, para os que acreditam plenamente na vida e na sua generosidade, e têm a certeza de que ela sempre premia os que se entregam em total confiança.
Impossível atravessar a vida sem decepções...esse é o custo de viver e conviver. Mas o importante não é o que acontece e sim como você reage. Vamos juntos agora pensar, o que é crescer humanamente correto? acreditamos que você cresce quando não perde a esperança, nem diminui a vontade, nem perde a fé, quando aceita a realidade e tem orgulho de vivê-la, quando aceita seu destino, mas tem garra para mudá-lo, quando aceita o que deixa para trás, construindo o que tem pela frente e planejando o que está por vir, cresce quando supera, se valoriza e sabe dar frutos....cresce quando abre caminho, assimila experiências... e semeia raízes...cresce quando se impõe metas, sem se importar com comentários...cresce quando é forte de caráter, sustentado por sua formação, sensível por temperamento... e humano por nascimento! Cresce quando consegue ver além do horizonte conhecendo a si mesmo e dando à vida mais do que recebe.
...eu nunca fui boa com números, com frases feitas, gosto do que me tira o fôlego, do improvável. Almejo o quase impossível, pois meu coração é livre mesmo amando tanto, sou dona de uma vontade que não passa de buscar a felicidade que habita dentro do meu ser, sou a palavra que nunca silência, o pecado de uma fruta doce. Portanto quer um bom desafio? esperimente gostar,se apaixonar e por fim amar...Tenho o desassossego dentro da bolsa e um par de asas que nunca deixo, a noite as vezes, eu viajo, e sem saber busco respostas que não encontro aqui, ainda ontem eu perdi um sonho...acordei chorando, logo eu que adoro sorrir...mas não tem nada não, quando menos se espera chegamos mais perto do ser que na verdade somos.

Quando falamos em fé, muitas vezes nos lembramos das doenças graves que nos atingem ou àqueles a quem amamos, então perguntamos porque o poder da fé de alguns pode ser tão abrangente a ponto de lhes ocasionar a cura?...também quando desejamos bens materiais, amor e tantas outras coisas que pedimos da maneira que queremos e recebemos da maneira que necessitamos, a resposta é clara, mas nem sempre entendida...a fé, quando ardente e sincera, pode operar maravilhas, remover sim montanhas, as montanhas de nossas dificuldades...quando se fala “a fé remove montanhas”, fala-se no sentido moral, as montanhas que a fé transporta são as resistências, o preconceito, o orgulho, mágoas, interesses materiais, a cegueira e outras tantas montanhas que atravessam nossos caminhos, e não adianta nos iludirmos, na grande maioria das vezes somos nós mesmos que as colocamos em nossa vida, e o que é pior, na falta de um culpado, culpamos a Deus! Nos preocupamos demasiadamente com as contruções de igrejas, mesquitas...templos da fé, e deixamos de cuidar e zelar pelo templo construído como morada por ele, que é o nosso coração, capaz de conduzir nossas ações..
Tens esse dom tão natural que fazes sorrir uma pedra...e alguém sorria, tens esse dom tão especial e o mundo a perder-se por aí e eu fico bem assim... a olhar para ti. Tens esse dom tão real de atravessar o deserto com um sorriso, sim tens. Mas eu sou a fulana de tal...eu não sei não, sinto que novamente ela chegou, e vem ao meu encontro e me oferece o seu contato...digo que não, chamo e peço socorro à Morfeu ele não me escuta... agora, ela a madrugada me abraça e sussurra nos meus ouvidos, vai ser sempre assim, e um medo me cobre e me esfria e eu penso... preciso ir antes de congelar. Resisto e insisto... não quero mais os braços da madrugada a me envolver, não quero mais ouvir... não posso, não deves, quero sentir e falar a qualquer hora em qualquer lugar. Melhor então é me despedir de tudo que poderia ser...e não foi, você volta e vai perder-se por aí, e eu fico bem aqui, assim a olhar para ti...eu sou a fulana de tal.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

...um homem se humilha se castram seu sonho, seu sonho é sua vida e vida é trabalho... e sem o seu trabalho o homem não tem honra e sem a sua honra...se morre, se mata... não dá prá ser feliz. Bem já ouvimos tantas e tantas vezes tal frase na voz do Fagner, escritas pelo eterno Gonzaguinha que até esquecemos que no período do feudalismo, o trabalho físico era considerado algo indigno de ser realizado, cabendo aos camponeses executá-los. Hoje, pouca coisa mudou e o simbolismo do dia 1º de maio nos faz repensar sobre dignidade, direito e liberdade...questões como a reforma agrária, salário mínimo, jornada de trabalho, sindicato, relação patronal...devem estar presentes nas mesas de todos nós brasileiros, assim como o feijão e arroz tão trivial. Temos situações que jamais serão resolvidas simplesmente com um mega show de algum cantor em evidência na mídia...logo logo a festa termina e nós nos levantamos ao som do sino ( despertador ) corremos para nos enfiarmos no navio negreiro ( ônibus ) e no final do dia recebemos chibatada ( broncas, ameaças esporros ) por não termos cumprido nossa tarefa de acordo, chegando o fim do mes...recebemos algumas moedas as quais eles julgam como sendo o justo, fruto de nossa força de trabalho. Então é triste ver este homem guerreiro menino...pensando no que há para se comemorar no dia de hoje, ainda há um longo e árduo processo para a consolidação dos valores que citei logo no início...dignidade, direito e liberdade, mas como somos otimistas, seguimos com o coração pulsante na Ordem e Progresso.
...acredito que enfrentar as adversidades da vida não é fácil, mas quando conseguimos subjugar os problemas, saímos restaurados, fortalecidos e firmes para continuar seguindo em frente...isso é resiliência. O que determina um resiliente é sua capacidade de ser flexível em decorrência de muitas qualidades de sua personalidade equilibrada. São tanto otimistas quanto pessimistas, sérios e alegres, lógicos e criativos, altruístas e egoístas, compassivos e indiferentes, trabalhadores e preguiçosos. Esses pares de qualidades paradoxais são sinais de um avançado desenvolvimento emocional e flexibilidade superior, os que são considerados resilientes não são de um jeito ou de outro jeito, eles são de ambos os jeitos, e é aí que mora o segredo da flexibilidade e da adaptabilidade. Então resiliência, a palavra pode parecer estranha, mas há tempos é usada na física para indicar a capacidade que um material tem de retornar ao seu estado original após sofrer uma grande pressão. Bingo!
...devo buscar todos os dias e exercitar com dedicação um sentimento pleno que me trará uma recompensa animadora em todos os sentidos da minha vida..."Serenidade"
Serenidade não é abandono, indiferença ou complacência, mas uma virtude e um estado de espírito incomum, ela me ajuda a tomar a decisão correta e me protege do primeiro impulso, por vezes carregado de ciúmes, angústia,desespero,raiva, culpa ou inveja que são sentimentos ruins desnecessários...mas que teimamos em dizer que não possuímos, bobagem...somos humanos o mais correto seria afirmar que lutamos todos os dias para não nos deixarmos envolver por eles. A serenidade me devolve a confiança em mim mesma, me lembrando da riqueza que tenho dentro de mim e da minha força e capacidade para resolver o que está no meu controle, me permite escutar a minha voz mais profunda, a voz real, a voz da minha alma. Quando consigo me deixar envolver pela serenidade, não me sinto só e desamparada, me sinto bem acompanhada e plena, ela me faz humilde, agradecida e me mantém firme no caminho do meu crescimento pessoal.
...andei refletindo sobre o que tenho escutado nos últimos dias...voce precisa ir e chutar o balde, diz, grita, ameaça...voce precisa ser forte! e então pensei...sou uma mulher delicada por natureza, sou simpática, agradável, bondosa e amorosa...mas também sou frontal e decidida, sei o que quero e o que não quero, conduzo sozinha minha vida em todos os sentidos, não sou o sexo frágil, pelo contrário...fui educada para não ser, a diferença é que minha força não é bruta! É uma força inteligente e majestosa que advém do poder das palavras, da diplomacia, do sorriso, da astúcia, da maternidade, da sedução. Mesmo nos dias em que meu olhar se torna nublado, situação a que todos nós estamos sujeitos,me ajeito no sofá da sala penso...choro...extravaso e me calo, não me entrego fácil, levanto olho o mar e sigo em frente... vou tateando, deslizando ao encontro da luz, do dia solar que também habita meu interior e precisa entrar em eclípse vez por outra.
Milagre é quando tudo conspira contra, mas Deus vem de mansinho e com um sopro leve muda o rumo dos ventos. Milagre é quando o incerto nos abraça depois de nos atingir cruelmente com sua fúria. É quando respirar vira quase um suspiro de alívio e a vida devolve o sorriso como forma de retribuição por todo sofrimento. É o instante teimoso que resiste bravamente a um duro percurso e mantém-se em pé amparado pela força divina. É a decisão que escapa de nossas mãos, mas que antes de cair agarra-se com toda força a uma segunda chance. Milagre é o improvável gesto de carinho que impulsiona o ser humano a não deixar de acreditar.
Não se pode ter tudo e tão pouco ser tudo não é mesmo...Ah os meus defeitos eu sei de todos e olha, não são poucos e nem são fáceis de se lidar com eles. Mas se vou ser cobrada, aviso logo...detesto cobrança, me deixe que eu sei o que, como e quando fazer. Um dia eu li que"Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso, pois voce nunca sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro". Portanto procuro fazer sempre o melhor que posso, mas as vezes não entendem, mas isso já não depende de mim.
As vezes confundimos tudo... Sabe quando você começa a perceber que tá se metendo em confusão mas não quer sair, e mesmo se quisesse não saberia como? É... e falaram a ela que é insanidade, mas não é tão fácil assim ignorar sentimentos. Então...posso garantir que ela não é tola, é apenas alguém que não desistiu de anjos, fadas, cegonhas com bebês, ilhas gregas e happys end sinderelescos, ela quer acreditar...e pensa assim, ... acredito que "num deserto de almas também desertas, uma alma especial reconhece de imediato outra, e eu ainda vou me reencontrar com a minha". Portanto, não opte pelo conveniente, pelo confortável, pelo respeitável, pelo socialmente aceitável, pelo honroso, mas sim opte por aquilo que faz o seu coração vibrar apesar de todas as conseqüências.
... meu amor é bonito de se ver, de se tocar e sentir. Quando ele vem com a calma de um deus, os olhos de uma fera e os braços de um ateu...É tão bonito. O meu amor diz mentiras e inventa verdades com as tintas de um grande pintor.
Se alguém me diz que ele pode me ferir com sua vaidade...Eu prefiro não saber, não acredito. O meu amor imperfeito ou perfeito...não tenho saída...o destino quem quis assim. Haverá quem duvide dessa paixão sem limite mas,quem foi que disse que paixão tem razões?

Tento entender a vida, o mundo e o mistério e para isso escrevo. Não conseguirei jamais entender, mas tentar me dá uma enorme alegria. Além disso, sou uma mulher simples, em busca cada vez mais de mais simplicidade. Amo a vida, os amigos, os filhos, os netos, a arte, minha casa, o amanhecer... Sou uma amadora da vida, o que nunca vou esquecer? de escutar o vento e a chuva nas árvores do imenso jardim que cercava a casa de meu pai, na minha infância.
...talvez como nunca em toda a minha vida, só ele conheceu a mulher corajosa que admitiu todos os medos, todas as neuroses, todas as inseguranças, toda a parte feia e real que todo mundo quer esconder ninguém nunca me viu tão nua e transparente como você, ninguém nunca soube do meu medo de amar e de me perder nos teus desejos. 
Só ele viu minha alma e meu prazer de verdade.
Só para ele eu me desmontei inteira, e chorei.
Só com ele o tempo parava e as horas voavam.
Estou sendo desfigurada, retalhada mas como sou intensa em tudo, sofro o que tiver que sofrer, talvez meu amor aprenda a ser menos amor só para nunca deixar de ser amor.

adaptado Tati.